Tecnologia escolar: saiba mais

Tecnologia escolar vem se tornando cada dia mais recorrentes na educação, devido a necessidade de se adequar ao novo cenário que surge.

Surgimento da tecnologia nas escolas

O surgimento da tecnologia nas escolas foi um processo gradual , que ainda está sendo percorrido, devido a grande necessidade dos alunos melhorarem sua habilidade digitais, mecânicas e de raciocínio logico.

Entretanto, as tecnologias sempre estiveram inclusas no cotidiano das escolas, apesar de não serem vistas como tais, mas considerando o atual cenário, vamos permanecer nas tecnologias digitais, que vêm dominando esse século.

No processo gradual, mencionado anteriormente, as escolas tem adotados praticas como sistemas de gestão escolar, como o Escolalá, que oferecem recursos digitais que auxiliam no aprendizado e gestão dos alunos. Além disto, jogos digitais estão sendo amplamente utilizados no desenvolvimento logico dos alunos, juntamente com o conteúdo que é lecionado nas escolas.

Atualmente, foi introduzido uma modalidade de ensino que tornou a necessidade das escolas por tecnologias digitais escancaradas, o ensino remoto, que há a necessidade de alunos, professores e gestores estarem completamente conectados, recurso que o Escolalá oferece com maestria.

Introduzido também, a robótica educacional, vem proporcionando aos alunos experiências únicas, abrindo os olhos para um universo cheio de oportunidades tecnológicas.

Além disto, escolas vem flexibilizando o uso de smartphones em sala de aula, pois compreendem que utilizados de maneira correta podem proporcionar ao aluno aprendizagem mais aprofundada, claro que deve-se ter uma fiscalização da utilização destes aparelhos nestes casos.

Houve-se também sobre as grandes Hacktoons, que são maratonas de tecnologias que incentivam os alunos a criarem soluções tecnológicas para problemas sócias e cotidianos. Isso, incentiva a utilização da tecnologia para solução de problemas, que é o que o mercado vem necessitando diariamente.

São diversas as tecnologias utilizadas atualmente nas escolas, e esperamos que aumente constantemente, lembre-se dá uma olhada em nossos recursos gratuitos.

Espero vê-los novamente mais vezes!

Desenvolvimento digital: alunos

As crianças são o futuro! Já ouvimos muito isso, e ninguém nega essa afirmação, certo? Porque no fundo todos nós sabemos que isso é uma verdade grandiosa, como um dia nós escutávamos isso, hoje nós podemos afirmar isto. Mas o que o futuro espera dessas crianças?

Desenvolvimento digital

Sim, o futuro deseja que as crianças de hoje sejam digitalmente desenvolvidas! O mundo esta sempre se desenvolvendo e tornando-se cada dia mais digital, isso mesmo digital! Logo ela devem ser desenvolvidas digitalmente, com exemplos, demonstrações digitais. Neste quesito, as escolas possuem papel primordial, como grande formadora de opiniões.

Um grande exemplo que demostra que os alunos não possuem grande exemplo, é quando se trata de inteligência artificial, muito alunos irão descrever o que visualizam em filmes, onde a inteligência artificial é exposta como um grande mal da humanidade, entretanto, provavelmente ela esta inclusa na vida deles, facilitando suas vidas, e não fazem a mínima ideia disto.

Por isso as escola devem demostrar isto para seus alunos, com aulas especiais, adaptar a grade curricular, adicionar projetos extracurriculares e aderirem a sistemas digitais que demostram esta realidade, como o Escolalá que oferece diversas ferramentas digitais gratuitas para os alunos, professores e gestores!

O que pode acontecer se os alunos não se desenvolverem digitalmente?

Uma coisa que é demostrada nos filmes sobre inteligência artificial que está vindo a se tornar verdade, é o fato de que elas substituem a mão de obra humana com muita perfeição. Assim, pessoas que não se desenvolverem digitalmente tenderam a possuírem trabalhos que não necessitam desta habilidade, entretanto, estarão em grande risco de desemprego, considerando que a inteligência artificial poderá substitui-los, logo, muito empregos serão extintos, como já percebemos durante a historia, profissões que são substituídas por novas tecnologias.

Mas quem domina o digital, tenderá a se sobressair, pois será necessário de uma grande quantidade de mão de obra qualificada para produzir, dá manutenção e manusear essas novas tecnologias, logo se tornarão profissionais requisitados em todas as áreas de atuação do mercado.

Transformação digital nas escolas

A transformação digital nas escolas estão se tornando cada dia mais recorrentes, principalmente com o atual cenário, as escolas estão procurando alternativas que tornem a aprendizagem mais agradável.

O que é transformação digital?

Transformação digital é um processo, que diversas empresas nas mais diversas áreas estão aderindo para não perderem seu publico mais jovem. Porem, este processo não é algo agradável para os modelos tradicionais, pois existe uma grande barreira para os empreendedores que tem seus negócios no modelo tradicional, assim, precisando de um processo mais lento que o normal para compreenderem o digital como o novo modelo de negócio.

O logo a transformação digital é um processo gradual em que inicia a aceitação do mundo digital e inicia a busca por este novo mundo de oportunidades.

Como o digital entra nas escolas?

O processo de transformação digital requer o senso crítico de que sempre haverá algo novo para aprende-se, principalmente digitalmente, e as escolas tem grande participação no desenvolvimento crítico do grupo discente, assim, tendo que demostrar o desenvolvimento constantemente para este grupo. Logo eles desenvolvem a habilidade de aperfeiçoamento, principalmente no meio digital.

Atualmente, as escolas desenvolvem novas praticas digitais, como utilização de jogos para desenvolvimento cognitivo e motor, plataformas como a Escolalá para desenvolvimento de atividades, avaliações, frequências e outras coisas que estimulam o aluno na aprendizagem de ferramentas digitais, que é o que o mercado necessita cada dia mais.

Como posso aderir a transformação digital em minha escola?

Primeiramente, você deve abrir os olhos e vê a infinita possibilidade que o mundo digital oferece, busque exemplos, depoimentos… Em seguida, busque ferramentas, como a Escolalá que oferece um gama de ferramentas inclusas gratuitamente, isso mesmo, gratuitamente! E invista seu tempo, pesquise para se aprimorar cada dia mais. E nunca se esqueça, o novo um dia fica velho, então nunca pare de aprimora-se.

Espero que eu tenha ajudado! confira os novos recursos gratuitos agora mesmo aqui na Escolalá, e até mais tarde!

Escolas digitais: gestão profissional

Por que escolas precisam se tornarem digitais? Isso significa o fim no ensino presencial? É o fim do ensino tradicional?

O ensino presencial esta longe de esta ao fim, pois o ensino presencial proporciona para o grupo docente e discente conhecimento muito além da aprendizagem convencional para ambos.

Então como as escolas digitais entram nesta jogada?

Atualmente ambos os grupos estão mais conectados digitalmente, o que significa que as escolas com seu papel primordial deve acompanhar e até esta um passo afrente deles, para o incentivo a pesquisa e aperfeiçoamento de ambos os grupos.

Estão como as escolas podem está demostrando o avanço tecnológico?

Simplesmente, usufruindo de plataformas digitais, que as auxiliem no ensino de discentes e docentes, considerando que estamos sempre em processo de aprendizagem.

Um grande exemplo de plataforma digital que auxilia no ensino é a própria escolalá, que trás recursos profissionais gratuitos para que você possa integrar sua escola digitalmente.

Mas o que pode acontecer com minha escola se me recusar a vê este fato?

Como sabemos, o novo é o digital, ou seja, mesmo que sua escola opte pelo ensino tradicional, ela estará prejudicando os integrantes dela, pois eles tenderão a não observar o avanço digital, e não se incentivarão a se inovarem sozinhos, ficando obsoletos para os novos tempos.

Assim, inove-se, seja exemplo que esperam que seja como líder, e venha ser digital junto conosco!